terça-feira, 21 de julho de 2009

CAUSA, 20 ANOS!

Duas décadas de amor e dor!
Chega a ser incrível como o tempo passou! Eu tinha 15 anos de idade e segui minha inspiração... No dia 22 de julho de 1989, iniciei um grupo, que tinha por finalidade buscar uma maior autenticidade na vida cristã. Me lembro que um ano antes, quando retornei de um retiro de carnaval, em Mongaguá, comandado pelo saudoso Padre Teófilo Lubeski, senti-me frustrado ao me deparar com a fria realidade do quotidiano... Eu me perguntava: “Se Deus existe, como pode não ser o centro de nossas atenções?”... Eu queria entender o motivo de as pessoas dizerem que acreditam em Deus, mas nada mudarem em suas vidas por causa Dele...
Como algo tão importante e sobrenatural, poderia ser tratado com tamanho desprezo ou pouco caso...? Esse pensamento me conduziu a outros tantos... Cheguei à terrível conclusão de que não se tratava de fé real, mas apenas do medo de morrer que o homem possui. Por isso nada mudaria... Jesus havia virado algo irreal... Distante demais para o pobre ser humano...
Tendo apenas 14 anos, consegui desenvolver um estudo, que tinha por finalidade provar ao ateu que Deus existe... e sem o uso de Bíblia, ou algo do gênero... Mais tarde, eu batizaria este estudo de “Ciclo Construtivo” e ele seria a base de nosso trabalho Causeano. Lembro-me que eu ficava caminhando, de um lado para o outro, na sala de estar da casa de minha avó Teresa... O assunto realmente me causava uma tremenda agonia... Eu queria resolver a questão... Tentar fazer da fé um algo mais real e que trouxesse as respostas, a que tanto almejam todas as pessoas. Depois daquele 22 de julho de 89, nada mais em minha vida foi, digamos, normal...
Eu era questionado por autoridades religiosas... Perseguido por pessoas e instituições que, mesmo sendo eu apenas um adolescente, já pretendiam matar-me. Poucas pessoas olhavam com “bons olhos” os meus ideais. Uma dessas pessoas, o bom
Padre Arno, perguntou-me certa vez, que nome eu colocaria neste meu grupo... Eu disse a ele que chamava nosso trabalho de Causa, porque, de fato, era a Causa de Cristo que defendíamos. Entretanto, ele me respondeu que “Causa” não era um bom nome, porque não transmitia a mensagem direito e que seria importante que as pessoas entendessem as minhas intenções, assim que ouvissem o nome... Pensei por dois minutos e respondi: “Causa do Reino, então!”... Ele torceu o nariz, mas acabou simpatizando, posteriormente, com este nome... Eu é que torci, mais ainda, o nariz quando, no primeiro noticioso da Paróquia a qual pertencíamos (Nossa Senhora Auxiliadora em Sorocaba), a “Folha Auxiliadora”, ele fez propaganda das nossas reuniões e, num erro de digitação, chamou-nos de “Cauda do Reino”...rsrsrs
Estava feito! Com o apoio do padre, nosso prestígio aumentou, mas também as oposições se multiplicaram.
Em dois anos, nossa “causinha” já se encontrava em algumas paróquias da cidade de Sorocaba. Em 1991, antes mesmo de completar 17 anos, eu era convidado, até com certa freqüência, a ministrar palestras de teologia... da nossa teologia... em Faculdades, Paróquias e escolas do Estado.
Em 1992, com dezoito anos, junto a mais dois colegas Causeanos, fui feito o mais jovem Ministro da Eucaristia da cidade... Nossa paróquia era Salesiana de Dom Bosco e fazia já muitos anos que não indicava candidatos ao sacerdócio. Quebramos essa escrita e enviamos, de uma vez só, 4 candidatos ao seminário Salesiano de Pindamonhangaba (Orlando, Flávio, Anderson e eu). Tantas coisas vivemos! Éramos muito jovens, mas acreditávamos demais em tudo aquilo! O tempo passou e as pessoas mudaram... Amigos permaneceram, outros se foram... As coisas não se desenharam bem como eu esperava e os anos seguintes trouxeram-me as minhas “meninas”...mas, também, roubaram-me a saúde. As perseguições ficaram ainda mais intensas, por conta de presença das moças que, a partir de 2002, formaram, junto a mim, a “Casa da Causa”, Instituto de vida consagrada e religiosa, hoje estabelecido socialmente como “ONG”. Respondemos a inquéritos policiais, passamos por investigações, porque nos acusavam de coisas absurdas... Mas tudo foi muito bom que tenha ocorrido, porque ao final dessas investigações, éramos até elogiados! Nada nunca constava contra nós! Com o agravamento do meu estado de saúde, em 2005 deixamos a cidade de Sorocaba e viemos para o litoral paulista, na cidade de Peruíbe, em busca de novos ares... e bastante respiráveis! Em meio a tantas mudanças, quantas pessoas estiveram conosco... e deixaram saudades! Quantas alegrias nos trouxeram e, depois, quanta tristeza pela despedida! Quanta dor para este Líder, que vive a examinar sua consciência e que pede a Deus que não tenha sido a sua limitação humana, o fator a desestabilizar essas pessoas... essas almas! Como são amadas!!!
Quantas aventuras! Não é, meninas? Quanto trabalho e quanta realização!! Não raras vezes, ouvi, das mais diferentes moças, que “viver na Causa é mágico”! Até videoclip a gente faz hoje, né? rsrs
Camila, Kedma, Soninha, Telma, Carol, Lucilene e Juliene... minhas Causeanas... Vivam estes “dias encantados”, como o maior presente que Deus poderia dar a vocês, ainda neste mundo!
É impossível dar a devida dimensão, descrever nossa realidade com todas as cores que ela tem... Eu amo muito ter persistido, quando todos diziam que isso, a Causa, acabaria...
Tenho 35 anos, mas, em minha alma, sou o garoto de 15 que começou tudo isso... Nossa... Sou muito realizado por conta da minha “causinha”...!! Obrigado, Senhor, por ter acreditado em mim! Obrigado por ser a força, quando todos me faltaram! Obrigado, Jesus, pelo sumo exemplo e por ter suportado meus pecados... Obrigado pelas inúmeras ressurreições que me fez experimentar! Obrigado por todas as pessoas, que por nossa casa passaram!Quero também agradecer aos amigos que, mesmo sem nunca terem vindo aqui, nunca esquecem de fazer uma oração por nós. A todos os que fazem parte dessa história de 20 anos, o meu “muito obrigado”!
Sérgio, Péricles, Anderson, Émerson, Marcelo, Arthur, Lilian, Eliana, Paulo, Alexandre, Sonia, Soninha, Orlando, Flávio, Cleide, Maitê, Jorge, Sabrina, Cinthia, Ane, Célio, Laerte, Camila, Carol, Telma, Mônica, Emanuele, Julie, Kedma, Fabrícia, Aline, Mirele, Jussara, Juliana, Luane, Suzy, Lúcia, Juliane, Isa, Lucilene, Juliene... Tantos nomes! Tantas pessoas! Meu coração ama a todos vocês!! Vocês são eternamente meus Causeanos! Essa história de duas décadas, também é de vocês!
Senhor, fazei de mim o seu servo! E que a sua causa seja sempre a minha verdade!
Amém!
Almir Levy


______________

CURTAS DA CAUSA
by Kedma Ferr

* Após este texto emocionante, fiquei mais uma vez responsável por escrever as "Curtas" desta Causa, que completa 20 anos de existência. Não é fácil levar uma obra por tanto tempo nas costas e, o que é pior, recebendo um vendaval de críticas e "olhares tortos" sem fundamento. Foi assim que viveu e sofreu o Almir por duas décadas, no intuito de levar um evangelho genuíno às pessoas, que delegaram as coisas de Deus aos finais de semana.
* Pois é, meu povo, mas aqui na Causa nós vivemos na presença de Deus 24 horas por dia... Ele está no nosso cotidiano nas grandes ou pequenas coisas; tudo que fazemos aqui tem um objetivo que se chama Céu.
* Desde que nos aperfeiçoamos tecnologicamente e começamos a gravar pequenos vídeos, parece que as pessoas começaram a ter uma melhor noção do nosso estilo de vida. É incrível como uma simples maquininha fotográfica mudou nossa relação com o público. Desde então, o contato foi estreitado e mostramos socialmente nossa cara, ainda que fosse gravando a primeira " besteirinha" que viesse à mente.
* Na verdade, a primeira gravação não foi " besteira", mas um vídeo com o Almir soltando o vozeirão dele na música do Legião Urbana " índios". Sinceramente, quando vi o resultado daquela gravação caseira, eu surtei da melhor forma possível( rs) ... acho que fiquei na vontade de gravar um " senhor Videoclip" , mas com uma máquina fotográfica ainda não ia dar certo... qualidade de imagem fraquinha... rsrs Sabe, mas o importante é a mágica do momento... Convido você que já assistiu a rever... e para quem entrou na nossa vida há pouco tempo, aqui está o convite: Vamos assistir?
http://www.youtube.com/watch?v=O-c7uRqsHkw&feature=related

* Genteeeee... Sorrir faz tão bem, não é mesmo? Aqui na Causa a gente dá muitas gargalhadas... tem muita gente atrapalhada aqui, que se esbarra em tudo, menina que dorme de olho aberto, que faz voz de criança... seja pelo motivo que for, o que custa rir um pouquinho?? Apesar de ser o que mais tem responsabilidades, o Almir é o mais divertido da casa... ele não se esforça pra uma situação ficar engraçada... Em muitos vídeos, ele mostra sua faceta... hehehe... Com o vídeo do E.T ( houve um tempo que era o vídeo mais acessado, acreditam?), conquistamos a atenção da "pratéia", como diria nossa Causeana Tança.
Vamos rever o dia em que o E.T. pousou em Peruíbe....
* Pra quem pensa que só de " cinema em casa" vive uma comunidade religiosa, vamos rever um dia bem gostoso com a galera toda no parquinho de Peruíbe... O único problema é que a roda gigante não queria colaborar muito naquele dia... acho que ela foi colocada lá no dia da fundação da cidade... huahauhaua
Quer rever o que aconteceu? Clica aqui:

* Como você já deve saber, nós moramos aqui no litoral paulista, certo? Isto quer dizer que praia por aqui só no verão mesmo, porque fora desta temporada a água fica geladona... Mas, pra gente, nem sempre isto conta... No dia que a Telma levou um tombo, por exemplo, o céu tava meio cinzentinho.... http://www.youtube.com/watch?v=mYJb-6hOgtQ&feature=related









* A Carol é uma Causeana que está aqui desde meados de 2002. Ela adoooora escrever músicas em homenagem ao Almir ou a Causa em geral. O único problema, é que quando a coitada começa a cantar as músicas dela, algumas pessoas não conseguem controlar a risada ( tipo a Camila, rs). O vídeo é engraçado, com direito a dançarinas em cima de uma cama e tudo... hehe O Link é este aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=H8oq9LIx2_w

* Fazer compras quase à meia-noite no supermercado... Não tem coisa mais gostosa... Tava revendo um vídeo feito no supermercado a essa hora, o Almir brincando com a gente, e fiquei pensando no quanto é bom tudo isto aqui... ( este é o link)
http://www.youtube.com/watch?v=edOVAJUmJ0w


* ... e não tem como chegar a outra conclusão de que " Ser da Causa é ser feliz"!! Isto virou um vídeo que o Almir editou com muito esmero e carinho... Gostaria que vocês pudessem assisti-lo: http://www.youtube.com/watch?v=9e28qYTPvRE
* Tem outro que se chama " Causa Moments"... que, como diz o nome, são situação diversas da Causa reunidas num videozinho: http://www.youtube.com/watch?v=CK9U8lmtmLo
* Foram muitos e muitos vídeos caseiros gravados que, no total, contabilizam mais de 100!!! Tudo aqui sempre foi motivo pra fazer farra, mas com o artifício de gravar o momento, parece que a farra virou um trabalho de testemunho de vida. Escrevo assim, porque quem trabalha pra Deus vai ser sempre encarado como vitrine pra outras pessoas que também queiram mudar de vida. Nosso trabalho é sério, mesmo quando estamos brincando... e todo mundo aqui tem consciência disto.
* Pra finalizar as "Curtas da Causa" que está em edição de aniversário e bem saudosista, vou deixar aqui o link do primeiro videoclip musical que a gente editou.... Isto aconteceu em Fevereiro deste ano... De lá pra cá nossa qualidade técnica melhorou, mas o primeiro videoclip a gente nunca esquece... Com vocês " Dust in the Wind", na voz de Almir Levy. Mais bonito que o Clip está a força de vontade de fazer sempre algo melhor... http://www.youtube.com/watch?v=ufqdVAJe73s&feature=related

* Sempre que eu, Kedma, volto os meus olhos pra o tempo passado, vejo a criança que era na hora de rir, mas também vejo um ser humano esvaziado e propício a pecar... Desde que eu entrei na Causa mudei conceitos, ao invés de ter medo de Deus aprendi que é muito mais fácil amá-lo... Me surpreendi com a minha fragilidade física, mas também com a minha força de alma... porque a pessoa que ama e vive seus caminhos voltados pra Deus, pode ser pequena, desprovida de intelectualidade ou até mesmo de experiência de vida, mas nada disso importa... Aqui na Causa descobri que não estou no mundo pra criar outros seres tão ou mais vazios do que eu era... não estou no mundo pra brincar de casinha ou de " o que vou ser quando crescer?"... descobri, assim como o Almir conta no texto dele, é que se Deus existe, é com ele que devemos nos importar... e é isso que importa... pra todo o resto só resta a pena , o desprezo ou o convite pra AGORA você mudar... Não deixe Deus pra os finais de semana, pessoal! O único momento que a gente realmente tem é o agora... como diz o Almir: " O amanhã é o tempo da tragédia. Facilmente o depois vira nunca". Você está convidado a conhecer esta Causa que há 20 anos está de braços abertos pra você!
____________________

E assim terminamos nosso blog de hoje. Obrigada a você que nos acompanha nestas edições!! A você que acessa, pela primeira vez, nosso cantinho, volte sempre!! É um prazer recebê-lo nesta Causa que é feita para Deus, por pessoas que desde já amam você... beijos e até mais!

6 comentários:

  1. Causa do Reino!!!! Viva! Hoje é dia de festa, neste lugar, onde podemos chamar de pedacinho do Céu.
    E a melhor forma de começar o dia de hoje é ler este lindo texto, escrito por esta pessoa linda que é Almir Levy, onde toca lá no fundo nosso coração.
    Pessoal, quanta coisa, quanta história, quanta saudade.
    Tenho momentos guardados comigo que nunca vou esquecer.
    Se ser da Causa é ser feliz, conhecer a Causa é surpreendente.
    O amor que existe lá, podemos ver em todos os momentos.
    Ao nosso querido Almir, parabéns por esta iniciativa, pelo carinho e pelo amor que tem com todos.
    Mesmo estando longe, quero dizer que amo muito todos vcs.

    Um grande beijo à todos e fiquem com Deus!!!!
    e Viva a Causa do Reino

    Gilvania

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelos 20 anos de causa queridos.
    Almir, a palavra que te define é DETERMINAÇÃO. não conheço ninguém tão determinado em fazer valer seus ideais quanto tu, superando dor, maledicência, incompreensão e tantas outras coisas ruins que possam ter acontecido nesses anos todos de luta.
    Amado, agradeço a Deus por ti, sua fé na vida faz com que todos os problemas se tornem pequenas gotas.
    que Deus te abençoe eterna e ricamente.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS ALMIR PELA CAUSA, TENHO LIDO E ACHADO MUITO INTERESSANTE ...VC É UMA PESSOA MUITO CARISMATICA !!
    ACHEI O MAXIMO FAZER COMPRAS DE MADRUGADA ..KK..

    BEIJOS MEU AMIGO NO SEU LINDO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Almir, pelo seu aniversário da Causa, seus 20 Anos. Muita coisa conteceu, sesse espaço, mas o importante é que continua na luta com a mesma Fé, de quando começou.
    Muito bonito..parabéns mais uma vez! Amei!

    Parabéns taambém as meninas que estão com Almir.

    beijokas!

    Isa

    ResponderExcluir
  5. MAGNIFICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Estao de parabenssssssssss
    Saudades de todos, muitas mesmo!!!
    Nossa 20 anos! Sensacional
    Que história linda, sem palavras de verdade
    Beijos a todos amo voces
    Poli

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Deixe aqui o seu comentário! O que você escreve, reflete exatamente o que você é! Revele-se!