quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAMINHO

Ao ler uma citação de São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, parei pra pensar em algumas coisas e gostaria de dividi-las com vocês.
Em sua citação ele fala: “Que a tua vida não seja uma vida estéril. Sê útil. Deixa rastro. Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor...”
Em primeiro de tudo, tenho que decidir ser totalmente de Deus, deixar tudo pra trás!
Que nada mais no meu coração seja importante, me entristeça, me dê medo.
Tenho que buscar meu encontro total com Deus. Deixei tudo pra trás! Já vivo um ideal, mas não totalmente entregue. Busco minha santidade!
Devo apagar da minha vida todo o passado, me livrar de todo pecado, ter meus olhos totalmente voltados pra Deus.
Tenho que converter meus sentimentos.
Levo minha vida com um sentido e tenho que levar pra todos a mesma verdade.
Não olhar pra trás às vezes é difícil, mas quem tem Deus, tem tudo! E só isso deve bastar!
Quero deixar como rastro, a história de alguém que venceu toda tristeza, todo tipo de tentação e no fim ganhou o Céu!
Minha vida não será inútil, vazia como o mundo, farei dela uma missão importante, salvando almas pra Deus.
Olharei pra trás e sentirei satisfação pela vida que levei, mesmo com o coração sangrando de tantas tristezas que a vida me deu, mas com a certeza de que fiz o certo, porque essa vida terrena tem prazo de validade, enquanto Céu e Inferno são pra sempre.
Essa foi minha reflexão sobre a vida e o modo como se deve viver, espero que, de alguma maneira , em alguma parte desse mundo, eu  possa estar ajudando alguém com essas palavras!
E não esqueça: essa vida passa e, no fim das contas, só o que conta é o que você vai encontrar depois daqui! Espero ver todos vocês no Paraíso! Que Deus abençoe!

Juliene Justo
_______________
Conheça mais dos
        NOSSOS 
             HERÓIS
por Almir Levy

                  SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER
São Josemaría Escrivá nasceu em 1902 em Barbastro, Espanha. É o segundo de seis irmãos. Aprendeu de seus pais e na escola os fundamentos da fé, e, desde pequeno, viveu costumes cristãos como a confissão e a comunhão freqüentes, a recitação do terço e a esmola. A morte das três irmãs pequenas e a ruína econômica da família, fizeram-no experimentar muito cedo o sofrimento e a dor: esta experiência temperou o seu caráter, naturalmente alegre e expansivo, e o fez amadurecer.
Em 1918, Josemaría intuiu que Deus queria algo dele, mesmo não sabendo de que se tratava. Decidiu entregar-se completamente a Deus, fazendo-se sacerdote. Deste modo, pensava que estaria mais disponível para cumprir a vontade divina.
Em 1925, recebeu o sacramento da Ordem e começou a desenvolver o seu ministério pastoral, com o qual, a partir de então, identificou a sua existência. Já sacerdote, continuou à espera da luz definitiva sobre o que Deus queria dele.
Em Madri, em 2 de outubro de 1928, durante um retiro espiritual, Deus fez-lhe ver a missão à qual o havia destinado: nesse dia nasceu o Opus Dei. “Tinha eu vinte e seis anos, a graça de Deus e bom humor, e nada mais. E tinha que fazer o Opus Dei”. A missão específica do Opus Dei é promover entre homens e mulheres, de todos os âmbitos da sociedade um compromisso pessoal de seguir a Cristo, de amor a Deus e ao próximo e de procura da santidade na vida cotidiana.
Em 1930, como conseqüência de uma nova luz que Deus acendeu na sua alma, iniciou o trabalho apostólico do Opus Dei entre as mulheres. Josemaría Escrivá colocará sempre a mulher, como cidadã e como cristã, frente à sua pessoal responsabilidade, nem maior, nem menor que a do homem,  na construção da sociedade civil e da Igreja.
São Josemaría tinha que levar a cabo o querer divino de sua obra, mas não contava nem com pessoas preparadas, nem com meios econômicos, ou mecenato para o realizar. Apoiava-se na oração e na mortificação, e pedia sem cessar aos pobres e enfermos que atendia, que oferecessem as suas dores por aquela intenção.
Em 1934, publicou, com o título provisório de “Considerações espirituais”, a primeira edição de “Caminho”, a sua obra mais difundida, da qual já foram editados mais de quatro milhões de exemplares. Na literatura espiritual, Josemaría Escrivá também é conhecido por outros títulos, como: “Santo Rosário”, “É Cristo que passa”, “Amigos de Deus”, “Via Sacra”, “Sulco” ou “Forja”.
Em 1943, por uma nova graça fundacional que Josemaría Escrivá recebeu durante a celebração da Missa, nasceu a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, na qual se incardinam os sacerdotes que procedem dos fiéis leigos do Opus Dei. O fato de que os fiéis leigos e os sacerdotes pertençam plenamente ao Opus Dei, assim como a cooperação orgânica de uns com os outros nos seus apostolados, é um traço próprio do carisma fundacional do Opus Dei, que a Igreja confirmou ao determinar a sua específica configuração jurídica. A Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, desenvolve também, em plena sintonia com os Pastores das Igrejas locais, atividades de formação espiritual para sacerdotes diocesanos e candidatos ao sacerdócio. Os sacerdotes diocesanos também podem fazer parte da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, sem deixar de pertencer ao clero das suas respectivas dioceses.
“Sabeis por que é que a Obra se desenvolveu tanto? Porque fizeram com ela como com um saco de trigo: bateram-lhe, maltrataram-na, mas a semente é tão pequena que não se rompeu; pelo contrário, espalhou-se aos quatro ventos...”
O Papa Pio XII concede, em 1950, aprovação definitiva ao Opus Dei permitindo, então, o ingresso de pessoas casadas na instituição. Em 1953, funda o Colégio Romano de Santa Maria, centro internacional para a formação espiritual, teológica e apostólica de mulheres do Opus Dei.
Durante os mais de 25 anos em que viveu em Villa Tevere, em Roma, nome pelo qual é conhecido o complexo de edifícios que constituem a Sede Central do Opus Dei, Escrivá trabalhou intensamente, quer no governo do Opus Dei, quer no apostolado junto dos seus membros. Principalmente a partir de 1970, realizou várias viagens à Europa (Portugal e Espanha) e à América do Sul (Brasil, Argentina, México, Chile, Peru, Equador e Venezuela), tendo ficado célebres os encontros (tertúlias) que tinha em grandes auditórios, com várias pessoas, membros e não-membros do Opus Dei, onde, em jeito de diálogo, contava histórias, respondia às perguntas e exortava a um contato pessoal mais íntimo com Deus.
A sua alma consumia-se no desejo de contemplar, cara a cara, o rosto de Jesus: "Senhor, tenho ânsias de ver a tua face, de admirar o teu rosto, de te contemplar...!".  Faleceu em Roma, no dia 26 de junho de 1975.
Sobre ele João Paulo II disse: São Josemaría foi um mestre na prática da oração, o que considerava uma extraordinária "arma" para redimir o mundo. Recomendava sempre: "Primeiro, oração; depois expiação; em terceiro lugar, muito "em terceiro lugar", ação".  “Não é um paradoxo, mas uma verdade perene: a fecundidade do apostolado reside, antes de tudo, na oração e numa vida sacramental intensa e constante. Este é, no fundo, o segredo da santidade e do verdadeiro êxito dos santos”.
Em 6 de outubro de 2002, mais de 400.000 pessoas assistiram, na Praça de São Pedro, à canonização de Josemaría Escrivá. Na homilia, João Paulo II destacou que o novo santo “compreendeu claramente que a missão dos batizados consiste em elevar a Cruz de Cristo sobre todas as realidades humanas, e sentiu surgir no seu interior a apaixonante chamada para evangelizar em todos os ambientes”.  O Papa animou os peregrinos vindos dos cinco continentes a seguir os passos do novo santo. “Difundam na sociedade, sem distinção de raça, classe, cultura ou idade, a consciência de que todos somos chamados à santidade”.
“OBRAS É QUE SÃO AMORES E NÃO BOAS RAZÕES”.
                                                                           (São Josemaria Escrivá de Balaguer)
______________________________________________
CURTAS
DA
CAUSA by Naiara Nogueira

* Sejam muito bem-vindos, queridos amigos! Nesta edição, trago boas notícias destes últimos dias.

* Para a nossa grande alegria, recebemos de braços abertos a mais nova integrante da Causa... Nossa caçulinha Rayane! Aeeeê! Quanta alegria você nos trouxe!! Tão pequenininha, mas com atitude de guerreira! Que Deus te abençoe sempre e te dê muita sabedoria... Que seus atos te levem à santidade!  Estamos com você até o fim!
* Com a companhia da Tancinha e Carol, o Almir esteve em Sorocaba, mais uma vez. E claro, foram muito bem recebidos! Esteve com sua, que agora é nossa, mãezinha! rsrs... e seus familiares. Só digo uma coisa... É horrível ficar sem vocês em casa! Tanto é que ao chegarem, o Almir e as meninas, se depararam com cartazes pendurados nas paredes de casa... Foi muito bom tê-los de volta! rsrs


* Quando o Almir foi a Sorocaba, tivemos aqui a companhia muito agradável da Cibele, a Belinha! Ela esteve aqui e passou a noite conosco! Foi uma noite de muito salgadinho e chocolate...rsrs... Tem coisa melhor!? Belinha, seu jeitinho é encantador! Foi muito bom ter sua presença!
* Em uma destas noites maravilhosas de friozinho, saímos para nos deliciar comendo um belo de um churros! Que delíciaaa! Foi muito gostoso! Entre churros, doces e salgados saiu muita gargalhada e a comilança foi tanta que nem deu para sentir o frio! rs


* E no útlimo dia 10 de junho, nosso anjinho Almir teve que ir a Santos fazer uma cirurgia, para a retirada de três tumores nos olhos. Foi um momento de muita oração aqui... Graças a Deus, correu tudo bem, apesar do Almir ter sentido muitas dores durante e depois da cirurgia. Confesso que o impacto foi forte ao ver o Almir com os olhos fechados pelo curativo. Não teve como não chorar. Ele teve o cuidado dos seus irmãos Hélio, Deny, com sua esposa Dalva e Maitê, sem falar do enorme cuidado que teve também a Soninha, que é uma mãezona! Estiveram aqui e acompanharam tudo de perto. Agora é rezar pela recuperação rápida dos olhos dele e agradecer a Deus pelos cuidados que teve até hoje. Almir, que Deus esteja com você! Estamos rezando por sua saúde.



* E neste mês tivemos festa!! Meu niver e o niver da Tancinha! EEEBAAA! Devido à correria da viagem e da cirurgia, fizemos uma grande festa para as duas!
* Eu completei, com muita alegria, meus 20 anos! E a Tancinha já com seus 29 anos! É uma mulher com muitas virtudes!
* Tancinha, que Deus te abençoe e ilumine sua caminhada na Causa. Você é forte e determinada! Nunca olhe pra trás, nem perca o presente que Deus te deu!  PARABÉNS PARA NÓS!! rsrs
* E hoje eu só tenho a agradecer a Deus pelos cuidados diários.
Fiquem com Deus!! Até a próxima edição!!!

GALERIA DE FOTOS DA CAUSA

Família do Almir reunida em Sorocaba
 Na estrada, Almir concentrado.
 Carol em Sorocaba, na casa da mãe do Almir, 5/06/2011.


Carol e Tancinha em Sorocaba no dia 5/06/2011.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                



















________________________
Cirurgia do Almir Levy, Santos, 10/06/2011
 Recebendo a receita médica, Santos, 10/06/2011


































Em recuperação da Cirurgia nos olhos, junho de 2011.






























Abraço afetuoso de Naiara.
  O cuidado dos irmãos, 10/06/2011.


























O carinho da mamãe Soninha.
 Festa de aniversário dupla: Naiara e Tancinha


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Deixe aqui o seu comentário! O que você escreve, reflete exatamente o que você é! Revele-se!