segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CREDO CAUSEANO

Atendendo a inúmeros pedidos, publico novamente este texto que compus em 2009 e que resume a nossa fé, como membros dessa obra que luta pela Causa do Reino do Senhor:


Eu creio em Deus, Pai de todas as coisas. Creio que Ele é o Criador de tudo. Creio que todas as coisas foram criadas de maneira intencional e inteligente e , por isso, têm que fazer sentido e conter respostas. Creio que aquilo que faz sentido, gera a vida e que aquilo que perde o sentido, perde também a vida.
Creio na realidade única criada por Deus.
Creio que esta realidade havia sido moldada segundo a perfeição do amor de Deus.

Creio que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, portanto, imortal.
Creio que nosso universo atual foi gerado pelo pecado.
Creio que Deus chama o homem à vida e não à morte.

Creio que o acaso foi a lei escolhida pelo homem.
Creio na liberdade como dom fundamental da existência.
Creio que somos realmente livres.

Creio que Jesus é Deus feito homem, para nos salvar.
Creio em seus ensinamentos e no valor redentor de sua morte e ressurreição.
Creio que Jesus é homem legítimo e Deus legítimo.
Creio que Ele saciou a "Justiça Existencial" com seu sacrifício.
Creio que Ele nos deixou uma escolha a fazer.

Creio que Deus se humilhou por amor.
Creio que Deus respeita profundamente a nossa liberdade.
Creio na Santidade de Maria.
Creio no amor de José.

Creio no Pão Eucarístico.
Creio na comunhão por atos e pelo martírio.
Creio que Deus é apenas um.
Creio que Ele é o Pai, que se fez Filho, para, como Filho, revelar sua paternidade e amor.

Creio que nos acompanha com sua bondade e com sua graça.
Creio que o Espírito de Deus é Ele mesmo.
Creio que o Purgatório existe e foi criado pela misericórdia de Deus, para que completássemos, após a morte, se necessário, nossa adesão, escolhida anteriormente, a Deus.
Creio no Céu.
Creio na existência do Hades.
Creio que somos livres para escolher para onde vamos.

Creio que Deus respeita nossa liberdade e não nos castiga.
Creio que a santidade consiste em ser pleno de virtudes e livre de todos os vícios.
Creio que a santidade é a livre e total adesão a Deus.

Creio no amor e em sua imortalidade.
Creio na Bíblia como livro inspirado.
Creio que ela contenha os relatos fundamentais sobre a fé de nossos antepassados, seus anseios e sua relação com Deus.
Creio que a Bíblia continua.

Creio nos Evangelhos.
Creio que o sentido da vida é voltar ao estado primeiro da Criação.
Creio no Batismo como manifestação pública de uma adesão cristã.

Creio em todos os Sacramentos Católicos.
Creio na chefia de Pedro e em todos os seus legítimos sucessores.
Creio que Pedro busca o melhor para a Igreja de Jesus, embora seja humano e pecador.
Creio que Deus o inspire, mas que não o possua.

Creio que Deus chama a todos e não apenas a alguns escolhidos.
Creio no Reino de Deus.
Creio que devo defender a Causa de sua verdade e de sua instauração no mundo.
Creio na misericórdia de Deus.

Creio no ser humano e em sua perene capacidade de mudar.
Amém.


Almir Levy





SANTO DO DIA


São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze irmãos, foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris, estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, na Itália, onde recebeu o doutoramento em Direito Canônico com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Após, foi para Chablais, cantão suíço na região da Sabóia, onde foi pároco, e onde trouxe 8.000 calvinistas de volta à Igreja. Ali escreveu diversos textos em defesa da fé, que foram publicados com o título "'Controvérsias e Defesa do Estandarde da Santa Cruz".
Era famoso diretor espiritual e pela sabedoria dos seus escritos. Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.
Em 1609, seus escritos (cartas, pregações) foram reunidos e publicados com o título "'Introdução à vida devota" ou "Filotéia", que é a sua obra mais importante e editada até hoje. Outra obra que também é ainda editada é o "Tratado do Amor de Deus", fruto de sua oração e trabalho. Estes dois livros são considerados clássicos espirituais. Além destes livros, a coletânea de cartas, pregações e palestras alcança 50 volumes. A popularidade e o valor destes escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.
Faleceu em Lyon em 1622. Os seus restos mortais se encontram na Igreja da Visitação em Annecy.
Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi declarado em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica. O seu dia é celebrado em 24 de janeiro.

Segundo Bento XVI, atual papa da Igreja Católica, Francisco de Sales procurou criar uma forma de piedade acessível aos não piedosos. Neste ponto teria antecipado em parte a espiritualidade de Teresa de Lisieux, a do "pequeno caminho", a de uma vida voltada para Cristo com simplicidade, sem buscar coisas grandes, com paciência e sem heroísmos.
Dizia Francisco: "Um bispo não deve, nem pode viver como um cartuxo; os casados, como os capuchinhos; os artesãos, como os religiosos contemplativos, que passam metade do dia e metade da noite em oração. Seria uma piedade tola e ridícula. Cada um segundo a sua espécie. Deus deseja todos os frutos. A verdadeira piedade não destrói, mas enobrece e embeleza."
Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.
Dom Bosco denominou sua comunidade de Salesiana em homenagem a São Francisco de Sales.
São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos).
Duzentos e cinquenta anos após a sua morte, um sacerdote francês, Luis de Brisson, fundou uma ordem religiosa masculina, os Oblatos de São Francisco de Sales, dedicada à divulgação de sua obra. Posteriormente, foi criado o ramo feminino das Oblatas de São Francisco de Sales.
Em 1865, São João Bosco fundou a Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em sua homenagem, conhecidos por salesianos de Dom Bosco.
Francisco de Sales conseguiu! Chegou ao estado de santidade, o estado beatífico, de comunhão total com Deus! Ele venceu! Nós também podemos vencer! São Francisco de Sales, modelo de vida piedosa e de doçura exemplar, rogai por nós!
Amém!

domingo, 2 de janeiro de 2011

É TEMPO DE RECOMEÇAR...

Sempre, nesta época do ano, fazemos um momento de profunda reflexão, avaliando o ano que está passando e nos programamos para o próximo.
Há pessoas que se apegam a todas as derrotas e tristezas que sofrem, e, são muitas...
O ser humano está sempre exposto ao acaso! Tendo, entretanto, o livre-arbítrio,  a oportunidade de escolher, deveria optar pelo melhor modo de agir, mas não está habituado a pensar, a refletir, antes. Somos seres racionais, mas agimos muitas e muitas vezes por instinto, o que acarreta as nossas más atitudes, e, como consequência, derrotas e tristezas nos atingirão.
Ainda bem que há pessoas que, de forma racional, conseguem avaliar seus atos e se dispõem a corrigí-los. Estes são os sábios.
Em todas as situações de nossas vidas temos sempre várias oportunidades de concretizar nossas metas, nossos objetivos.
 Não devemos temer, mas sim, praticar, tornar nossos planos reais em conquistas, tudo depende do momento,da escolha, afinal, somos nós quem assumiremos as consequências das nossas atitudes. Deveríamos  adquir o hábito de avaliar nossa postura,  não apenas nesta época do ano!
Acredito que com essa prática de nos auto-avaliarmos, a vida de cada um será melhor, principalmente, nossa vida espiritual, quando colocamos bons atos diante de Deus, que é nosso Pai, tão amável, que conhece nossos corações sabe de todo nosso potencial para o pecado, porém, nos ama tanto que já pagou por todos eles.
Ele está conosco, sempre disposto a nos ouvir...
Somente um Deus  pode agir assim.
  Desejo neste ano que se inicia,  que todos possamos recomeçar todos os dias, não apenas na virada do ano!!
Recomeçar diariamente, olhando para nossos irmãos mais necessitados.Olhando para nossas atitudes, aquelas que são extremamente egoístas.Olhando para o sentido das nossas vidas, olhando para o que Deus representa nela. Será Ele  o centro dela ou apenas um “consultor” quando estamos em apuros?
Olhando para o nosso próprio espelho e com muita coragem enxerguemos o que de fato somos e não o que gostaríamos de ser!
Após tudo isso, tenho a certeza de que somos capazes de nos tornarmos o que queremos e de fazermos o que gostaríamos, com o auxílio e proteção de Deus, sempre!
Nunca podemos desistir de mudar nossas atitudes. Deus se fez homem e mostrou que todo aquele que quiser uma vida nova, deve seguí-Lo.
Já começamos nossa reflexão?
Aproveitemos o tempo presente!
Ana Camila Barboza
_______________________________________________
CURTAS DA CAUSA
by Juliene Justo
* Oi galerinha, é com muita alegria que venho até vocês trazer as notícias de fim de ano na Causa! Que, como sempre, tem um jeito todo especial de comemorar essas datas, sempre com muito sentido e muita verdade!
* Esteve aqui conosco, pra comemorar... Mamãe Soninha, que é a mãe do Almir e ela foi nossa mamãe Noel, trazendo presentes pra todo mundo, com sua pequena mala... rsrsrs, foi muito divertido toda essa troca de presentes.

* Mas  o presente mais valioso que mamãe Soninha traz, é o amor dela com Deus e, que com muito carinho, passa pra gente.
* Gente... a praia de Peruíbe tá lotada, nunca vi tanta gente num lugar só, e, com o calor que tá fazendo, não para de chegar gente...
* E olha só quem também esteve aqui pra nos visitar: Karime Calixto!! Ela ficou com a gente dois dias e nos divertimos muito. Saímos pra dar uma voltinha na orla da praia, que por sinal estava linda, e sabe onde acabamos? ... Comendo doces em uma das barraquinhas da praça redonda.. eeee vida boaaaa!!!
* Karime já fez dois clips com a gente, e, virou amigona da Causa! Seja sempre bem-vinda, Ká!

 * Lembram da Fran que veio nos visitar??? Então, ela voltou genteee...
* Veio alegrar nossa virada de ano e os nossos dias com sua companhia... Seja bem-vinda, Fran!!!  





* Na nossa virada de ano, apesar das tristezas que temos vivido, conseguimos sorrir um pouco... E, apesar do Céu de Peruíbe estar lindo, nem sempre olhar pra ele é sinônimo de alegria... Posso citar aqui que uma das cenas mais tristes que já vi, foi ver nosso anjo (Almir) com lágrimas nos olhos ao olhar pra ele e ver que nem tudo continua igual. Mas o ano de 2010 se foi e agora foi virada a página, tudo novo começando. Que venha 2011, e, com nosso coração Causeano, nós vamos até o fim!
* A Causa deseja a todos vocês, um ano novo muito abençoado, e que todos possam ter uma vida cheia de sentido em Deus.

* O maior presente de uma Causeana, é um dia ter encontrado o Almir na vida... Que é totalmente dedicado a cada uma de nós, nos ensinando o certo a fazer... A você, Almir, nosso agradecimento por tanto amor e cuidado. Estamos sempre com você! Juntos até o fim, para que o fim nunca chegue... Te amamos!!
Um grande abraço e fiquem com Deus!





CAUSA GALERY
Confira abaixo algumas fotos do fim de ano na Causa...