sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco, reconstrói a minha Igreja!


E, quis Deus, um novo Francisco sentado entre os poderosos! Que lição deu a Igreja! Que lição nestes mundanos que, baseados em seus cálculos e pareceres, creem mesmo saber de tudo... Uma surpresa! Um nome inesperado! Quando ouviu-se daquela sacada:
“Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
Dominum Georgium Marium
Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio
qui sibi nomen imposuit Franciscum”, o chão estremeceu! O silêncio fez-se presente... “Quem é Jorge Mario Bergoglio?”- perguntavam os presentes... Respondo. Jorge Mario Bergoglio é Francisco. E a Igreja precisa dele. Precisa de Francisco! Do Francisco pobre, humilde e desinteressado pelo luxo das côrtes papais. Do Francisco de Assis desprovido de vaidades e do orgulho que fazem com que os prelados não escutem o clamor do povo de Deus, que tem fome de saber, que tem sede de fé... de uma fé que faça sentido e que responda as suas perguntas. A Igreja precisa de um novo Francisco de Sales, santo que primou pela doçura no autocontrole de seu temperamento irascível. A Igreja precisa de um novo Francisco Xavier, santo herói-missionário e Jesuíta, que leve o evangelho ao mundo todo, incansavelmente... A Igreja precisa de um novo Francisco de Paula, penitente e orante! E parece que nossos Cardeais, inspirados por Deus, fizeram a escolha certa, posto que o novo Papa já vem dando mostras de sua personalidade, desprendimento e religiosidade. 
Suas palavras na primeira Missa rezada após sua eleição, dão o tom de sua união com Cristo e de seu grande entendimento de vida apostólica: “Quando caminhamos sem a cruz, edificamos sem a cruz e confessamos com Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor. Somos mundanos, bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor". Perfeito! E, completou:  "Gostaria que todos nós, depois desses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. Edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor derramado na Cruz". Seu gesto de curvar-se diante de seu povo, pedindo orações, denota um homem ímpar e revela muito de sua boa intenção. Adiante disto, a curiosidade de em 3 dias de papado já ter dispensado o uso do carro oficial por duas vezes... Um homem humilde, mas de posições fortes e pensamento bastante objetivo. Um exemplo claro disto, é o que diz sobre o aborto: "O aborto nunca é uma solução. Ao falar de uma mãe grávida, falamos de duas vidas, e ambas devem ser preservadas e respeitadas, pois a vida é de um valor absoluto" (Documento entregue a Conferência Episcopal Argentina).
Que dure muito! Que consiga fazer o que pretende! Deus o abençoe e guarde! Sofrerá muito, mas como você mesmo diz: “Jamais cedamos ao pessimismo, àquela amargura que o Diabo nos oferece todos os dias”.


Te apoiamos, Papa Francisco! E te recebemos de braços abertos, a você que agora é Pedro, apóstolo de Cristo Jesus!

Almir Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Deixe aqui o seu comentário! O que você escreve, reflete exatamente o que você é! Revele-se!