terça-feira, 22 de julho de 2014

JUBILEU DE PRATA DO “GÊNESIS CAUSEANO”!

No dia 22 de julho de 1989, na cidade de Sorocaba, chamei alguns amigos para uma reunião, que eu pretendia que fosse bombástica! Eu tinha 15 anos de idade e uma inconformação muito grande dentro de mim. Eu era do pensamento que “se Deus existe, deveríamos trata-lo melhor e dar mais importância a Ele”.  Não conseguia aceitar aquela sensação terrível de quando voltava de um retiro espiritual e tinha que encarar o mundo, sem graça e feio como ele é. A própria religião trazia esse desconforto. Entendi que a religião havia perdido o compasso da fé.
Não parei pra prestar atenção a minha idade. Coloquei a idéia na cabeça e fui a campo, lutar pela Causa do primeiro Cristianismo. Confesso que não fui muito feliz nessa minha primeira tentativa de reunião e logo consegui várias pessoas contra mim. (risos)
Contudo, traço forte da minha personalidade, a teimosia não deixou que eu me derrotasse. Lutei muito para reunir grupos que quisessem disseminar a idéia de que Deus era importante e que religião só fazia sentido se religasse-nos ao Céu, vínculo que havia sido desfeito no princípio de todas as coisas. Se havia um erro na humanidade, os humanos deveriam encarregar-se de consertar! Fui mais longe e passei a pregar que não havia sentido algum na vida, se não fosse vivida com o fim de fazer o homem retornar ao Paraíso, seu verdadeiro lar e Pátria.
Em minhas muitas reflexões juvenis, sentia-me, por vezes, desafiado por Deus, que me fazia despencar da “montanha da fé”, dos ensinamentos recebidos de minha educação familiar, rumo a questionamentos seríssimos, tais que levariam muitos ao ateísmo indubitavelmente. Eu tinha que subir a montanha novamente, vez após vez,  até encontrar, “sozinho”, as respostas para estas duras questões. Meu interlocutor fazia-me “sangrar”. A agonia era muito grande! Essa escalada, eu a fiz sem equipamentos de segurança e machuquei-me severamente por várias vezes! Na contrapartida das dores, os resultados vinham abundantes e eram muito consoladores... pra não dizer brilhantes! De uma genialidade que não poderia ser apenas minha. Secretamente, senti-me inserido num enredo maior, cujo autor, santamente, fingia deixar-me sozinho nas minhas empreitadas.
Concluí que, se Deus quis que fôssemos o ponto alto da Criação, os seres vivos e inteligentes, conscientes e capazes do uso da lógica, então Ele poderia ser captado por essa nossa capacidade de racionalização. Dediquei-me a provar a existência lógica de Deus, identificando essa necessidade não só em ateus, mas em pessoas aparentemente praticantes religiosas, que vivem esse anseio por respostas, tais que, por incapacidade ou má vontade dos “Pastores de almas”, não encontram-se mais nos templos. Assim, com apenas 17 anos, escrevi o “Ciclo Construtivo”, minha inspiração, minha “epifania”! Tal ensinamento, resume-se, se é possível dizer assim, em: fomos criados pelo amor de Deus, em perfeição total, imortais, mas livres. Em algum momento histórico, o homem resolveu afastar-se de Deus, rompendo a comunhão. Com isso, adentrando as trevas do pecado, perdeu a luz e o discernimento, assim como sua vida imortal (quem afasta-se da fonte da vida, herda a morte e, tal, configura-se em termos de consequência e não de castigo divino). Oras! Se há um erro, ele tem que ser corrigido! Então, logicamente, se o homem errou ao afastar-se de Deus, deveria voltar atrás e tornar ao estado original da Criação, refazendo o vínculo. Sendo assim, o “Ciclo Construtivo” ensina que o sentido da vida é fazer o homem voltar para o Paraíso, através da recuperação de suas virtudes, agora esquecidas. Daí, um dos símbolos da Causa ser um círculo incompleto.
Começamos em Deus e a Ele devemos retornar...Mas, ainda está inacabada a nossa tarefa.
São tantas as histórias destes mágicos 25 anos de Causa, Senhor!
Com o tempo, tive que providenciar um rosto jurídico e social à Causa. Entretanto, nunca gostei de ser chamado de “presidente”, ou de algo parecido. Sou o líder. Apenas o líder. Essa nomenclatura traz mais do que sinto sobre a Causa. Preguei em escadas de Igrejas, porque não era aceito dentro delas. Eu agrupei meus jovens, eu era um deles, e lutamos no exército de Deus! Lutamos a verdadeira “guerra santa” pelas almas amadas de nosso Deus!
Não percebi o tempo passando.
Sofri terríveis perseguições nesses meus anos causeanos. Fui apedrejado moralmente diversas vezes. Chorei. Senti os amargores deste meu caminho. Sofri. E pequei tantas vezes, que não tinha escolha, a não ser perdoar meus agressores. Em muitas ocasiões, me uni a eles para atirar algumas pedras em mim. (risos)
Com 17 anos, já fazia palestras em algumas faculdades, sobre essa doutrina que compus. Mesmo tão jovem, sem a prudência dos adultos, e talvez por isso Deus tenha me chamado tão cedo (risos), afrontei verdadeiras organizações mafiosas no que tange ao meu assunto. E, desta forma, recebi as indevidas retaliações. Minha vida foi ameaçada uma centena de vezes. Fui seguido, grampeado, intimidado por carta, telefone e, anos mais tarde, por e-mail e internet.
Em 2002, iniciei o Instituto de vida consagrada da Causa. A “Casa da Causa”, que abrigaria membros internos, para que vivêssemos nossos ideais integralmente. Este novo capítulo, trouxe-me tantas alegrias e muitas tristezas também. Não reclamo. Eu sigo um crucificado! Sem a ousadia de estabelecer uma comparação, meu Mestre foi abandonado pelos seus, traído...negado! Não tenho do que me queixar! A alegria por uma alma que ganhamos, é muito maior do que a tristeza pelas outras, tantas, que optaram por caminhos diversos...
Ah, mas que saudade eu sinto dessas pessoas! Que sejam abençoadas todas elas e também os meus perseguidores, que podem ter-me feito o mal, não pelo tamanho da minha perfeição, mas, dos meus pecados e falhas.
Senhor, meu Deus! Como sou grato por ter olhado para mim com o seu favor! Sei que nada sou! A tua visão enche os meus olhos! Bendito este treinamento da minha juventude e bendito o “Ciclo Construtivo”, que fez-me entender que a dor é amiga da minha alma, uma vez que, através dela, percebo que não é este o mundo que quero! Não é este o meu mundo! Eu pertenço ao teu amor, Senhor! Estou sob a sombra da sua Cruz!
Neste meu “Jubileu de Prata” causeano, quero consagrar-me, a mim mesmo e as minhas causeanas, ao seu amor e a sua verdade!
Como um rio que corre até o mar, minha pequenez converte-se em infinitude!
E Deus criou a Causa... e viu que era boa! Desde então, não houve mais dia de descanso...

"Não importa se nas derrotas, ou nas vitórias. Importa que sempre lutei!"
Almir Levy
Fundador e Líder da Causa, faz 25 anos.

_________________________________________________________________________________

Edição especial:
Jubileu de Prata 


Foto gentilmente editada por Carla Luz.

Palavras de Suas Causeanas:

Filhinho querido... Maravilhoso para mim, como mãe, verificar que o meu pequeno filho, tão lindo, tão alegre, tão amado, inteligente, hoje, já um homem, comemora os vinte e cinco anos da concretização do seu belo e santo ideal... Que lindo para mim, recordar aquelas coisas que me contava em pequeno, ainda. Mas eram aventuras de criança... que já demonstrava ter a sensibilidade incomum, diferenciada, para sua tenra idade. Quantas coisas bonitas, que vivacidade havia em você!!
Já pequeno, era líder de todos os garotos da sua idade... na rua da casa da vovó ou no Colégio Salesiano. Sempre sapequinha, imaginando brincadeiras e artes em que envolvia a todos os garotos... E por falar deles, lembrei-me das garotas que adoravam você!!! Muito lindo...ah, elas ficavam querendo a sua amizade, a sua presença espirituosa, brincalhona!!!! E depois foi chegando a sua adolescência... aí sim, eu ficava mais "perturbada" com toda a agitação que havia em sua vida. Muitas coisas eu não chegava a compreender... Novidades havia todo dia... Todos os amigos ficavam ao seu redor... e você cativava amigos adultos também!! E gente importante o admirava.... Pois então, meu filho, o que estou escrevendo é, por alto, de leve, alguma coisa de você!!! Imagine relembrar algumas peripécias de uma incrível aventura vivida com a ternura adolescente do seu coração amoroso, da sua inteligência inquieta e investigativa, do seu espírito perspicaz e maduro, pronto para viver intensamente a epopeia que Deus, em seu infinito amor, foi suscitando em sua alma sedenta de "ser herói" para poder ajudar as pessoas, como você pediu um dia na oração que seria enviada a Deus pelo padre...
Lindo feitio de vida de criança e adolescente, lindo grupo de jovens que o seguia em todas as reuniões no Colégio Salesiano e depois na São Caetano. Como observou ao pároco da igreja, o inspetor salesiano, um dia, ouvindo parte da reunião que você fazia com o seu grupo de jovens na frente do Sacrário do Colégio Salesiano, se o pároco sabia que tinha ali uma pequena fábrica de santos... São tantas lembranças!!! Fico agradecida ao Senhor, porque muitas foram as manifestações do Seu amor em sua vida, em nossa vida. Parabenizo você pela coragem de sofrer tudo que tem sofrido por amor a Deus, a Maria Santíssima e ao seu ideal. Que Deus continue abençoando você, a Causa, as filhinhas da Causa que são a sua motivação e por que não dizer, a sua preocupação e por isso também, a sua mortificação. Você sofre e não reclama, porque sabe que "Deus trata assim os seus amigos"", como Ele disse à Santa Teresa D'Ávila.
Meu filho, coragem!!!! Coragem!!!!, como diz o texto que enviei-lhe hoje, do profeta Isaías!" Coragem, porque Eu estou com você"!!!!!

Deus o abençoe, meu filho!!!! Parabéns e outros vinte e cinco anos e outros mais, a você com a graça de Deus!!! Beijos, meu amor!!!!
Sonia Levy
_____________________________________________________________________________________________

Meu querido!
Você é “ESPETACULAR”!!!!
Se é que isso dá pra definir você.
Parabéns pelos seus 25 anos de Causa! 25 anos de coragem porque é preciso muita coragem pra suportar todas as decepções dadas nessa caminhada.
Mas Deus sempre bastou a você.
Agradeço a você pela minha vida! Vida digna que você me proporcionou.

Parabéns, nosso querido!

Tancinha (Juliene Justo)

_____________________________________________________________________________________________

Meu anjo!

Parabéns pelos 25 anos de Causa!
Entre tantas lutas, desafios e injustiças, nada abalou sua decisão de fundar a “Causa do Reino”.
Hoje você colhe os frutos, e eu agradeço por fazer parte da Família Causeana!
Faltam gestos, palavras e atitudes para demonstrar o quanto é especial e importante para mim, me ensinou a viver, viver para Deus!

Juliana Ferrarin

_________________________________________________________________________________

Oieee, querido!

Hoje é dia de festa e o Céu comemora também...
25 anos de dedicação, amor, caridade ao seu próximo...
Deus fica feliz também, por você copiá-lo 100%, doando-se diariamente, fazendo com que as pessoas olhem para Ele e voltem para casa. Isso é uma dádiva que ninguém tem, só você.
Obrigada por se dedicar tanto a nós Causeanas, dando sua vida para nós nos tornarmos pessoas melhores e santas um dia.
Parabéns pelos 25 anos de luta e amor ao próximo.

Obrigada por tudo!
Amo você!

Janinha (Janaína Nunes)

_________________________________________________________________________________

Querido! Parabéns pelos seus 25 anos de luta causeana...
É uma honra muito grande fazer parte da sua história... Desse ideal divino...
Suas atitudes me inspiram a cada dia! Posso fazer uma lista infinita de adjetivos para definir você!
Obrigada por tudo que você fez por mim... Obrigada por me ensinar a viver, me ensinar a amar e mostrar-me que ainda existe sentimento bom em meio a um mundo tão ruim.
Serei eternamente grata a você, por hoje conhecer um Deus tão amoroso que um dia desprezei... Tenho orgulho da vida que levo hoje... Sou Causeana, meu coração é Causeano e o Céu é a nossa morada.

Rayane Ádria

_________________________________________________________________________________

Meu anjinho!!!

O que dizer de um cara tão formidável que é você?
Eu sou uma NOVA PESSOA e devo tudo a você.
Tenho uma vida segura e repleta de Deus. Sou feliz e tenho minha vida definida.
Obrigada por fazer por mim o que minha família nunca fez. Você é família comigo. Como você diz: “Quem pede amor, nunca pede demais”.

Parabéns pelos seus 25 anos de Causa...

Laine (Elaine Nogueira)

_________________________________________________________________________________

Almir Levy... 
O anjo que Deus enviou-me...
Presente que só poderia ser do Céu! A única mão estendida quando mais precisei!
Você é o exemplo que eu precisava ter!
Só quem “vive” Deus poderia me levar para tão perto dEle!
Obrigada por tudo! Por sempre me proteger e ensinar o caminho para o Céu!
Honra, é completar com você o seu Jubileu de Prata! Parabéns!!!

Naiara Nogueira

_________________________________________________________________________________

Querido!!

Que honra é para mim, participar dessa data tão importante para nós... Só você pode saber tudo o que passa dentro desse coração tão grandioso. Que por amor a eternidade, abriu o livro da sua vida, para que todas nós pudéssemos escrever e participar. É lindo ver seu esforço diário, para fazer a sua “Causa” crescer... Você é exemplo de pessoa, que sabe agradar a Deus.
Sou “fiel” a você até a minha morte... Muito obrigada, por você trazer calmaria, para uma vida que só tinha tempestade.

Amo você!

Japa (Lucilene Sato)

_________________________________________________________________________________

Querido...

Parabéns pelos 25 anos de uma vida dedicada totalmente a Deus...
Seus 25 anos de Causa são exemplo para nós, suas filhas de alma, que tanto tem a aprender com seu exemplo de fé, luta, fidelidade e amor a Deus e as almas.
Sua “Causinha” cresceu, querido... E hoje colhe os frutos de toda sua dedicação.
Muito obrigada, por ter permitido que eu fizesse parte da sua Causa e poder ser chamada de “Causeana”. Tenho muito orgulho de você e sou muito grata a Deus por ter-me dado o presente de conviver com você e fazer parte da sua história...
Obrigada por tudo que faz por mim, por toda paciência, todo amor e por nunca me abandonar.

Amo você e, com meu coração causeano, eu te sigo até o fim... Porque não existe vida fora da Causa!!!

Telma Buzzo

_________________________________________________________________________________

Almir

Lembro-me de quando tudo ainda era sonho... Contávamos os dias para a “Casa da Causa” e ela realizou-se!
Hoje, agradeço por fazer parte de  sua história, o que é uma honra pra mim.
Parabéns, 25 anos não é para qualquer um!
Estarei sempre ao seu lado.

Kisses
Carol 

_________________________________________________________________________________


Pequenino
Quanta alegria fazer parte da sua história... Sua vida parece um filme, onde você é o maior protagonista que já conheci; você é admirável...!
Lutando sempre pela sua Causa!
Hoje completa 25 anos, amanhã mais 25 anos!
E eu, estarei aqui com você sempre, nunca vou te deixar, porque não existe vida longe de você! Na minha vida, Deus é o caminho, a verdade e você é o amparo, a palavra certa e o exemplo! 

Te amo!

Camy (Ana Camila)

_________________________________________________________________________________
FATOS & FOTOS

Nessa foto, Almir Levy, com 18 anos, já com 3 anos de Causa!



Sua obra cresceu! Foto de 2014. O Intituto Associação Causa do Reino, formado pelas causeanas!



25 anos depois... 
Nosso exemplo!!


Parabéns, Almir Levy! 
Você é o que temos de mais precioso em nossas vidas! 
Te agradecemos por nunca descansar e lutar por nossa salvação todos os dias!!!

Amamos você!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Deixe aqui o seu comentário! O que você escreve, reflete exatamente o que você é! Revele-se!