Chega a ser incrível como o tempo passou! Eu tinha 15 anos de idade e segui minha inspiração... No dia 22 de julho de 1989, iniciei um grupo, que tinha por finalidade buscar uma maior autenticidade na vida cristã. Me lembro que um ano antes, quando retornei de um retiro de carnaval, em Mongaguá, comandado pelo saudoso Padre Teófilo Lubeski, senti-me frustrado ao me deparar com a fria realidade do quotidiano... Eu me perguntava: “Se Deus existe, como pode não ser o centro de nossas atenções?”... Eu queria entender o motivo de as pessoas dizerem que acreditam em Deus, mas nada mudarem em suas vidas por causa Dele...
Como algo tão importante e sobrenatural, poderia ser tratado com tamanho desprezo ou pouco caso...? Esse pensamento me conduziu a outros tantos... Cheguei à terrível conclusão de que não se tratava de fé real, mas apenas do medo de morrer que o homem possui. Por isso nada mudaria... Jesus havia virado algo irreal... Distante demais para o pobre ser humano...
Tendo apenas 14 anos, consegui desenvolver um estudo, que tinha por finalidade provar ao ateu que Deus existe... e sem o uso de Bíblia, ou algo do gênero... Mais tarde, eu batizaria este estudo de “Ciclo Construtivo” e ele seria a base de nosso trabalho Causeano. Lembro-me que eu ficava caminhando, de um lado para o outro, na sala de estar da casa de minha avó Teresa... O assunto realmente me causava uma tremenda agonia... Eu queria resolver a questão... Tentar fazer da fé um algo mais real e que trouxesse as respostas, a que tanto almejam todas as pessoas. Depois daquele 22 de julho de 89, nada mais em minha vida foi, digamos, normal...
Eu era questionado por autoridades religiosas... Perseguido por pessoas e instituições que, mesmo sendo eu apenas um adolescente, já pretendiam matar-me. Poucas pessoas olhavam com “bons olhos” os meus ideais. Uma dessas pessoas, o bom Padre Arno, perguntou-me certa vez, que nome eu colocaria neste meu grupo... Eu disse a ele que chamava nosso trabalho de Causa, porque, de fato, era a Causa de Cristo que defendíamos. Entretanto, ele me respondeu que “Causa” não era um bom nome, porque não transmitia a mensagem direito e que seria importante que as pessoas entendessem as minhas intenções, assim que ouvissem o nome... Pensei por dois minutos e respondi: “Causa do Reino, então!”... Ele torceu o nariz, mas acabou simpatizando, posteriormente, com este nome... Eu é que torci, mais ainda, o nariz quando, no primeiro noticioso da Paróquia a qual pertencíamos (Nossa Senhora Auxiliadora em Sorocaba), a “Folha Auxiliadora”, ele fez propaganda das nossas reuniões e, num erro de digitação, chamou-nos de “Cauda do Reino”...rsrsrs
Estava feito! Com o apoio do padre, nosso prestígio aumentou, mas também as oposições se multiplicaram. Em dois anos, nossa “causinha” já se encontrava em algumas paróquias da cidade de Sorocaba. Em 1991, antes mesmo de completar 17 anos, eu era convidado, até com certa freqüência, a ministrar palestras de teologia... da nossa teologia... em Faculdades, Paróquias e escolas do Estado.
Em 1992, com dezoito anos, junto a mais dois colegas Causeanos, fui feito o mais jovem Ministro da Eucaristia da cidade... Nossa paróquia era Salesiana de Dom Bosco e fazia já muitos anos que não indicava candidatos ao sacerdócio. Quebramos essa escrita e enviamos, de uma vez só, 4 candidatos ao seminário Salesiano de Pindamonhangaba (Orlando, Flávio, Anderson e eu). Tantas coisas vivemos! Éramos muito jovens, mas acreditávamos demais em tudo aquilo! O tempo passou e as pessoas mudaram... Amigos permaneceram, outros se foram... As coisas não se desenharam bem como eu esperava e os anos seguintes trouxeram-me as minhas “meninas”...mas, também, roubaram-me a saúde. As perseguições ficaram ainda mais intensas, por conta de presença das moças que, a partir de 2002, formaram, junto a mim, a “Casa da Causa”, Instituto de vida consagrada e religiosa, hoje estabelecido socialmente como “ONG”. Respondemos a inquéritos policiais, passamos por investigações, porque nos acusavam de coisas absurdas... Mas tudo foi muito bom que tenha ocorrido, porque ao final dessas investigações, éramos até elogiados! Nada nunca constava contra nós! Com o agravamento do meu estado de saúde, em 2005 deixamos a cidade de Sorocaba e viemos para o litoral paulista, na cidade de Peruíbe, em busca de novos ares... e bastante respiráveis! Em meio a tantas mudanças, quantas pessoas estiveram conosco... e deixaram saudades! Quantas alegrias nos trouxeram e, depois, quanta tristeza pela despedida! Quanta dor para este Líder, que vive a examinar sua consciência e que pede a Deus que não tenha sido a sua limitação humana, o fator a desestabilizar essas pessoas... essas almas! Como são amadas!!!
Quantas aventuras! Não é, meninas? Quanto trabalho e quanta realização!! Não raras vezes, ouvi, das mais diferentes moças, que “viver na Causa é mágico”! Até videoclip a gente faz hoje, né? rsrs
Camila, Kedma, Soninha, Telma, Carol, Lucilene e Juliene... minhas Causeanas... Vivam estes “dias encantados”, como o maior presente que Deus poderia dar a vocês, ainda neste mundo!
É impossível dar a devida dimensão, descrever nossa realidade com todas as cores que ela tem... Eu amo muito ter persistido, quando todos diziam que isso, a Causa, acabaria... Tenho 35 anos, mas, em minha alma, sou o garoto de 15 que começou tudo isso... Nossa... Sou muito realizado por conta da minha “causinha”...!! Obrigado, Senhor, por ter acreditado em mim! Obrigado por ser a força, quando todos me faltaram! Obrigado, Jesus, pelo sumo exemplo e por ter suportado meus pecados... Obrigado pelas inúmeras ressurreições que me fez experimentar! Obrigado por todas as pessoas, que por nossa casa passaram!Quero também agradecer aos amigos que, mesmo sem nunca terem vindo aqui, nunca esquecem de fazer uma oração por nós. A todos os que fazem parte dessa história de 20 anos, o meu “muito obrigado”!
Sérgio, Péricles, Anderson, Émerson, Marcelo, Arthur, Lilian, Eliana, Paulo, Alexandre, Sonia, Soninha, Orlando, Flávio, Cleide, Maitê, Jorge, Sabrina, Cinthia, Ane, Célio, Laerte, Camila, Carol, Telma, Mônica, Emanuele, Julie, Kedma, Fabrícia, Aline, Mirele, Jussara, Juliana, Luane, Suzy, Lúcia, Juliane, Isa, Lucilene, Juliene... Tantos nomes! Tantas pessoas! Meu coração ama a todos vocês!! Vocês são eternamente meus Causeanos! Essa história de duas décadas, também é de vocês!
Senhor, fazei de mim o seu servo! E que a sua causa seja sempre a minha verdade!
Amém!
Almir Levy
______________
CURTAS DA CAUSA
by Kedma Ferr
* Após este texto emocionante, fiquei mais uma vez responsável por escrever as "Curtas" desta Causa, que completa 20 anos de existência. Não é fácil levar uma obra por tanto tempo nas costas e, o que é pior, recebendo um vendaval de críticas e "olhares tortos" sem fundamento. Foi assim que viveu e sofreu o Almir por duas décadas, no intuito de levar um evangelho genuíno às pessoas, que delegaram as coisas de Deus aos finais de semana.
* Pois é, meu povo, mas aqui na Causa nós vivemos na presença de Deus 24 horas por dia... Ele está no nosso cotidiano nas grandes ou pequenas coisas; tudo que fazemos aqui tem um objetivo que se chama Céu.
* Desde que nos aperfeiçoamos tecnologicamente e começamos a gravar pequenos vídeos, parece que as pessoas começaram a ter uma melhor noção do nosso estilo de vida. É incrível como uma simples maquininha fotográfica mudou nossa relação com o público. Desde então, o contato foi estreitado e mostramos socialmente nossa cara, ainda que fosse gravando a primeira " besteirinha" que viesse à mente.
* Na verdade, a primeira gravação não foi " besteira", mas um vídeo com o Almir soltando o vozeirão dele na música do Legião Urbana " índios". Sinceramente, quando vi o resultado daquela gravação caseira, eu surtei da melhor forma possível( rs) ... acho que fiquei na vontade de gravar um " senhor Videoclip" , mas com uma máquina fotográfica ainda não ia dar certo... qualidade de imagem fraquinha... rsrs Sabe, mas o importante é a mágica do momento... Convido você que já assistiu a rever... e para quem entrou na nossa vida há pouco tempo, aqui está o convite: Vamos assistir?
http://www.youtube.com/watch?v=O-c7uRqsHkw&feature=related
Vamos rever o dia em que o E.T. pousou em Peruíbe....
Quer rever o que aconteceu? Clica aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=H8oq9LIx2_w
* Fazer compras quase à meia-noite no supermercado... Não tem coisa mais gostosa... Tava revendo um vídeo feito no supermercado a essa hora, o Almir brincando com a gente, e fiquei pensando no quanto é bom tudo isto aqui... ( este é o link)
http://www.youtube.com/watch?v=edOVAJUmJ0w
* Pra finalizar as "Curtas da Causa" que está em edição de aniversário e bem saudosista, vou deixar aqui o link do primeiro videoclip musical que a gente editou.... Isto aconteceu em Fevereiro deste ano... De lá pra cá nossa qualidade técnica melhorou, mas o primeiro videoclip a gente nunca esquece... Com vocês " Dust in the Wind", na voz de Almir Levy. Mais bonito que o Clip está a força de vontade de fazer sempre algo melhor... http://www.youtube.com/watch?v=ufqdVAJe73s&feature=related
E assim terminamos nosso blog de hoje. Obrigada a você que nos acompanha nestas edições!! A você que acessa, pela primeira vez, nosso cantinho, volte sempre!! É um prazer recebê-lo nesta Causa que é feita para Deus, por pessoas que desde já amam você... beijos e até mais!